Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Chão das Maias com APOGMA – 23-06-2012



Este sábado 23 de Julho fui a convite da secção de BTT – APOGMA, fazer um passeio organizado por eles, na localidade de CHÃO DAS MAIAS, no concelho de Tomar.
Concentração na sua sede, na Capitão Meleças em Alverca, às 6 horas da matina.
Á hora combinada já se encontravam alguns elementos, prontos a colocar as 9 bikes no suporte em cima do tejadilho da Ford Transit. Bikes no suporte, sacos na bagageira, pessoal na carrinha, e toca a arrancar que já se faz tarde, eram 6:20. Primeira paragem que a malta já vai cansada… perto do recinto da feira para o café matinal… cafés bebidos, pessoal satisfeito, toca a arrancar que vamos para longe. Autoestrada até Torres Novas e depois pela nacional até Chão das Maias. Ainda na Autoestrada, em andamento, lá nos aparece mais um convidado especial “Jay Jay” de sua alcunha, o “Aspirante” do Esquadrão BTT, com a sua máquina de filmar/fotografar sempre em riste para gravar e imortalizar mais alguns momentos de boa camaradagem. Chegamos antes das 9, cumprimentamos os anfitriões, preparamos as bikes e toca a rolar que já nos apetece montar nelas. O Toni como cicerone, lá nos indicou quais os trilhos a seguir…  e sempre á frente lá motivou alguns a descer a primeira descida de grande inclinação e ramos soltos, poucos montados e muitos a pé…lá seguimos até á baia da barragem de Castelo de Bode… mais alguma conversa, fotos tiradas e vamos pedalar que até aqui foi só o aquecimento, não olhem para cima que podem desmotivar… toca a rolar encosta acima, alguns cedo fraquejaram, outros nem por isso, mas os mais valentes até a meio tiveram de descansar (á espera do último). Último chegado, toca a seguir que ainda vamos a meio da subida… Subida transposta, toca a descer que mais á frente tem outras (mais suaves).
Uns com mais, outros com menos dificuldade, lá chegamos ao final com vontade de um banhito.
Pessoal, vamos a despachar, toca a entrar na carrinha, que o banho é no lago da Barragem a 4 kms. Umas ensaboadelas, uns mergulhinhos, umas piadas, umas braçadas, e a malta estavam com menos uns anitos, mas com muita fome (e sede que baste). Toca a marchar, encosta acima (na carrinha). Chegados ao estacionamento, enquanto uns colocavam as bikes nos suportes, outros grelhavam a carne, outros colocavam a mesa e faziam a salada (o vinho, as cervejas e os sumos já estavam no frigorifico bem fresquinhos).
Almoço á maneira e como manda a tradição, bem regado (á exceção dos sacrificados motoristas, que só tinham direito de escolher entre água e sumo).
Barriguitas cheias, vamos até ao café. Cafés tomados, mais momentos de lazer. Uns nas cartas a jogar á sueca, outros nos matraquilhos, outros no snooker, outros na galhofa e lá se passou a tarde. O Toni, de seu nome artístico, ainda tinha mais surpresas na manga. Um belo petisco de codornizes e caracóis bem temperados, enquanto a malta esperava e decorreu o Espanha – França. A malta toda satisfeita chegou á conclusão de que nalgum momento, teria de deixar para trás esta localidade de gente amiga e hospitaleira, pelo que pelas dez e tal da noite nos despedimos de quem ficava e arrepiamos caminho pela Autoestrada, tendo chegado a Alverca perto da meia-noite.
Em Alverca ainda haveria de se retirar as Bikes dos respetivos suportes e agradecer tamanho convite a estes BTTistas do APOGMA, que levam um sorriso e amizade para cada canto que percorram com as suas meninas (bikes).
Por último cabe-me aqui, neste momento em que decorrem as comemorações do seu primeiro aniversário, desejar que se mantenham pelo menos assim por muitos e longos anos.




Vídeos


Fotos
Track gps Gpsies
Track gps Wikiloc

4 comentários:

  1. Sim sr. vejo que foi um dia bem passado e em boa companhia. Muita animação, e bem "regado".
    Esperemos que Domingo o tempo esteja do lado dos Bikers.

    Abraikes

    ResponderEliminar
  2. MontiEmidio foram tão longe para fazer um comes e bebes, e só pedalaram uns 18kms?
    Estou a ver que no dia 1 tem de ser os Montibikers a puxar por eles eheh!

    ResponderEliminar
  3. Pois MontiLuis,

    Esta malta do APOGMA é mais tipo chaminé e está sempre a hidratar... com água de Vialonga, pois claro eh eh
    Foram 19 kms, mas também haviam umas subiditas das tais... só que acompanharam-nos uns benjamins lá da terra que como não tinham pedalada para o grupo e como íamos sempre em grupo, não conseguimos fazer mais kms...
    É isso ai cara... puxa por eles... mas não os percas de vista eheh
    Hoje fomos fazer o noturno e fizemos 30 kms...
    Os faróis estão aprovados...

    Inté

    ResponderEliminar
  4. Montis, boa noite!
    Nada a dizer quanto à hidratação, ela é necessária, há que fazê-la. O problema pode aparecer quando a ela se junta uma forte oxigenação; esta, como é sabido, pode provocar tonturas. Claro que há outras maneiras de atingir as tonturas!...
    Grande Emílio, muita paródia e alguma pedalagem, aí está uma combinação simpática para curtir o convívio dos bikers alverquenses que apareceram em Chão das Maias.
    Boa onda para a paródia é o que se quer.
    Parabéns Emídio, APOGMA & Companhia.

    Abraikes do Victor.

    ResponderEliminar