Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

XXVI Passeio Internacional de Cicloturismo Sesimbra – Algarve

Este fim-de-semana, os MontiBikers, juntaram-se aos Dinossauros do Pedal, um grupo de ciclistas de estrada, da Póvoa de Santa Iria e foram pedalar no “XXVI Passeio Internacional de Cicloturismo Sesimbra – Algarve”.
Este evento foi composto por três etapas. Uma que seria pedalada no dia 8 de Junho entre Sesimbra e a Comporta, em que não participamos, devido a ser dia de semana. A segunda etapa, no dia 9 de junho foi pedalada entre Comporta (perto de Troia) e Vila Nova de Milfontes, com cerca de 90 kms. A terceira e derradeira etapa seria pedalada no dia 10 de Junho, entre Vila Nova de Milfontes e Silves, com um percurso de aproximadamente 115 kms.
A equipa após tudo preparado, saiu da Póvoa eram 5:30 da manhã de sábado, sendo que vieram a alverca apanhar o último Monti e depois seguiu rumo á Vasco da Gama, para atravessar o Tejo. Saímos em Setúbal da A2 para nunca mais largarmos as nacionais até á Comporta, onde chegamos faltavam 20 minutos para as 8 horas.
A partida estava prevista para as 8 horas, pelo que tivemos bastante tempo para a preparação de todo o equipamento, assim como de algum aquecimento necessário para pedalar tamanha distância.
Saímos á hora prevista em pequenos grupos, uma vez que num passeio deste género, o pessoal não sai em pelotão. Como para nós era o primeiro dia, então fomos sempre em ritmo lento até ao primeiro e único ponto de abastecimento, localizado na praia de São Torpes, em Sines. A partir deste abastecimento que estava aproximadamente ao km 50, a malta impos um ritmo um pouco mais intenso até ao parque de campismo do Sitava, que distava cerca de 8 kms do final desta etapa. Esperamos pela malta mas atrasada, e a partir dai seguimos com o nosso grupo até ao parque de Campismo Campiférias em Vila Nova de Milfontes, onde nos esperavam dois bugalows para tomarmos um belo e reconfortante duche, fazermos as refeições e pernoitarmos, tendo nós chegado perto do meio-dia e meia.
Fizemos para o almoço, uma belas fêveras e entremeadas, com uma boa salada, tendo cada um escolhido o melhor molho para regar o seu copo (minis, sumos, água ou vinho tinto). Depois do almoço fomos beber o café ao centro de vila, tendo alguns ficado a descansar. Para quem quis, ainda houve tempo para dar uma volta pelas tendas da festa da vila e dar uns mergulhinhos na foz do rio Mira.
A segunda etapa iniciou-se no final da ponte principal da vila, eram 8 horas da manhã. Novamente fomos partindo em pequenos grupos, com a intenção de fazermos os cerca de 115 kms do percurso. Esta terceira etapa era considerada a mais dura, sendo que ainda se tornou mais, uma vez que a organização da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas “fpcub”, foi obrigada á última hora a fazer uma alteração do percurso. Porem esta alteração não foi devidamente analisada pela organização, uma vez que tinha muitas e grandes subidas com pendentes a superarem os 20% inclinação, onde quase ninguém as conseguia subir, uma vez que neste passeio internacional participam muitos ciclistas perto e outros a passar a casa dos sessenta anos, alguns até levam bicicletas de btt com os pneus estreitos. Uns iam á boleia dos carros de apoio, sendo que muitos, nesses cerca de 15 kms difíceis entraram nos seus carros de apoio, tendo continuado mais á frente a sua participação no evento, até chegarem ao final do passeio em Silves.
Chegamos a Silves perto da uma e meia da tarde. Cada participante recebeu uma pequena lembrança da fpcub e seguiu o seu destino direito a um restaurante ou a um qualquer parque de merendas onde pudesse almoçar. Seguimos viagem até S. Bartolomeu de Messines, onde encontramos um local próprio de merendas, e ai almoçamos, tendo até confraternizado com uns idosos que apareceram por lá para descansar um pouco.
Chegamos a Alverca perto das 20 horas, sendo que o resto dos Dinossauros ainda seguiu caminho até á Póvoa.
Foi um fim-de-semana bem passado, na companhia de malta animada e com gosto para a brincadeira, assim como para pedalarem até que quase as canetas lhes permitam. Eh eh…