Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Passeio na Ecovia do Dão 26-05-2012

Olá amigos Montis, vou começar esta crónica com uma canção que condiz com o passeio que fizemos: “Indo eu, indo eu a caminho de Viseu….”. Tudo começou às 6 da manhã de Sábado passado na garagem do prédio nº 4, com um tempo que prometia ser bom. Quando cheguei havia um Monti (Mário) em dificuldades, pois após ter dado uns sprint’s dentro da garagem saltou alguma peça das mudanças e não estava a ser fácil repor a roda no sítio. Depois de alguns minutos de paciência lá conseguimos por a bicicleta em ordem para nos pormos a caminho. Os participantes deste passeio foram: MontiCadilha; MontiEmídio; MontiFélix; MontiNando; (Monti) Mário; Aspirante a Monti (Catarina) e a acompanhante Carla. Com as bikes montadas em cima dos carros e sem falha de material, partimos às 6H15 e lá rumámos à estação de Santa Comba Dão. No caminho fizemos uma pequena paragem na estação de serviço de Leiria para um café e para alguns, o pequeno -almoço. Durante a viagem, como tinha posto o Gps a indicar para Santa Comba Dão, tomei a liderança da caravana uns Kms à frente e foi o desastre, em vez de sair para a estação de comboio, fui para o centro da Vila, é claro que depois deste erro eu parei o carro e o MontiCadilha chamou-me todos os nomes possíveis pela burrice da minha iniciativa (OK, MontiCadilha eu perdoo-te). Se formos a ver, até foi uma burrice engraçada, pois chegámos ao nosso destino mesmo à hora planeada (9 Horas). Começámos a tirar as bikes de cima dos carros e o material dos porta-bagagens, alguns como têm material mais profissional, demoram mais tempo a prontificar-se (MontiCadilha). Eu como estava a ver que íamos ter sol pelo caminho, prontifiquei-me a fornecer o protetor solar a quem quisesse. Depois de aprimorados fomos tirar a foto da praxe na entrada principal da estação. Antes de partirmos tive de programar o Gps à minha mulher em direção a Viseu, à rua do restaurante que o nosso MontiVictor tinha indicado. Ela foi mais a minha filha Catarina, a aspirante a Monti, pois achámos melhor ela não fazer o percurso todo, por estar na eminência de não o concretizar e assim só nos acompanhar na volta porque a maior parte do percurso era a descer. No início a pista era de cor azul, isto porque a fronteira entre concelhos era feita por mudança de cor da pista. Primeiro seria Santa Comba Dão (azul), depois Tondela (verde) e por fim Viseu (vermelho). Nos primeiros Kms tivemos a companhia do Rio Dão e de toda a bela natureza em seu redor, fizemos uma pequena paragem na ponte sobre o rio para fotos. Pelo caminho podia-se avistar alguns animais (lagartixas, diferentes pássaros, ovelhas), o estado de conservação desta infraestrutura estava em condições mas ainda com algumas remodelações, principalmente nos apeadeiros. Por vezes apareciam sítios com bancos para as pessoas poderem descansar. Já no concelho de Tondela (pista verde), chegaram devagarinho para nossa surpresa os primeiros pingos de chuva que nos seguiram ainda durante alguns Kms. Parámos para comer alguma coisa, numa dessas paragens num apeadeiro, existia uma associação de caçadores e pescadores da zona e que estavam a preparar algum petisco, pois estavam a começar a atear fogo num fogareiro. Nós ainda perguntámos se prolongava pela tarde pois podia ser que na volta parássemos por lá, para o petisco. Como estávamos já encharcados da chuva o Mário aproveitou para nos incentivar a continuar, pois com estas paragens o corpo arrefece mais depressa e é mais suscetível de apanhar uma bela constipação. Fomos parando várias vezes para tirar fotos e fazer vídeos. Uma vez em que ia à frente do grupo parei para contemplar um grupo de ovelhas, que estavam mesmo junto da pista, mas quando me aproximei elas fugiram. Foi nessa altura que o resto da malta passou por mim e disseram se eu estava com intenções de levar às costas alguma (hehehehe). Outra situação engraçada feita por nós foi o de gritar a plenos pulmões na passagem dentro dos tuneis escuros como o breu, parecíamos uns loucos. O apeadeiro de Torredeita foi o local onde estivemos mais tempo parados porque aí se encontravam para contemplação, as antigas carruagens e locomotiva, que pertenciam à antiga linha férrea por onde nós agora andávamos. Foi engraçado o regressar ao passado estando aos comandos da velha locomotiva. Após esta paragem, mais à frente ainda tirámos umas fotos também no apeadeiro do Mosteirinho. Depois ao fim de alguns Kms chegámos ao fim da pista em Viseu. Como eu ia mais adiantado que os outros, programei o Gps para nos levar à rua do Restaurante que o nosso sénior tinha recomendado, onde nos aguardavam a minha mulher e a minha filha aspirante a Monti Catarina. Ao chegarem perto de mim eu disse-lhes que o Gps já estava pronto para nos guiar até ao Restaurante, quando viram que estava a ir para trás novamente, já não acreditavam na minha rota para o mesmo. Desta vez fomos parar mesmo ao local certo. A minha mulher já tinha ido ao tal Restaurante “Muralha da Sé” para reservar mesa, o que acabou por ser desnecessário pois o valor da refeição seria muito alto e acabámos por ir a outro uns metros mais à frente, a “Tia Iva” indicado por um habitante local, esse sim já com um valor mais baixo e não deixou de ser bom na mesma. Depois do repasto e antes de regressarmos a Santa Comba Dão ainda tirámos uma foto de grupo em frente à Sé. Na volta, a minha filha fez-nos companhia, embora com relutância do nosso MontiMário, que me aconselhava a que a minha mulher fosse ter a Sabugosa pois achava que a Catarina não ia conseguir superar o desafio. Achei que ela conseguia e por isso nós fomos para o início da Ecovia em Viseu, fizemos um caminho diferente daquele que era indicado pelo GPS e verificámos que tinha sido o caminho mais rápido. Ainda deu para vermos em funcionamento o funicular de Viseu. O percurso correu bem, parámos em alguns sítios para descansar, repor as energias, apreciar paisagens e tirar fotografias. A 2 kms de acabar o passeio a aspirante a Monti Catarina ressentiu-se das pernas, sendo incentivada por nós a continuar mesmo sendo mais devagar, pois já estávamos perto do fim. Chegámos a Santa Comba Dão por volta das 18h15, comemos alguma coisa, arrumámos as bikes, despedimo-nos e iniciámos a viagem de regresso a Lisboa. Este passeio decorreu sem incidentes, portanto podemos concluir que foi um ótimo passeio. Abrikes a todos e até ao próximo passeio!

Filmes Montibikers
Iª Parte zona azul concelho Stª Comba Dão

IIª Parte zona verde concelho Tondela

IIIª Parte zona vermelha concelho Viseu parte I

IIIª Parte zona vermelha concelho Viseu parte II

O Regresso

1. MontiNando,
    Parabéns pela suncita mas esclarecedora MontiCrónica. Resumir tudo o que se passou neste maravilhoso passeio não era tarefa fácil. Os parabéns também à brava MontiCatarina, sim eu penso que é uma verdadeira Monti, para quem raramente anda de bike percorrer os 50km com o ritmo Monti é de louvar.
    O GPS esteve em pleno, aquele desvio antes de Stª Comba agora percebo que foi de propósito para chegarmos 9 horas em ponto ao destino.
    Foi um passeio de 9 estrelas, só não dou 10 por causa daquela chuvada.
    Abraikes

2. Parabéns MontiNando! Deste modo fica gravada para sempre a belíssima passeata que os Montis fizeram em terras do Dão! E até se ganhou um elemento novo, uma Montibiker que se abalança a 50 km de pedalagem logo da primeira vez! Ó MontiCatarina, fico envergonhado com as minhas incapacidades, com as minhas cãimbras, em trajectos bem mais curtos! Está visto que a família Mota é toda cheia de andamento, não é? Bom, como não quero apresentar aqui toda a inveja que me causaram crónica, fotografias e comentários em directo, fecho por hoje fazendo votos de que não demore muito a minha quarentena aos grandes passeios.
    Abraikes, pessoal.

3. Olá Montis, já vi os vídeos todos e acho que o MontiCadilha está de parabéns, pelo belo trabalho de filmagem que fez deste passeio. Eu a partir da altura que entrar de férias espero já ter também a minha máquina nova de fotografar e filmar para fazer também mais uns filmes dos nossos passeios e não só. Portanto fiquem à espera de novas novidades a partir de Julho.