Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de agosto de 2011

Em 6 AGO 2011, um MontiSolitário!







Hoje saí para os montes sem companhia! Dois em férias, um a trabalhar ou p'r'aí virado, outro na Costa da Caparica, uma jornalista desesperada que foi abrir os pulmões para o Norte para não sufocar de trabalho, só o MontiNando me podia salvar! Mas esse Monti transformou-se em incomunicável e assim, já perto das oito, parti sózinho da sede definitivamente provisória. Estive quase para abordar o nosso "presedente" sobre o estado financeiro da Cervejaria Estrela (mestre Belarmino deve estar a pensar em reestruturar a dívida...) e assim arranjar um pretexto para não arrancar dali mas a razão entrou nesta cabecinha e pus-me a pedalar. Quinta do Cochão, Alhandra à beira-rio, aponta para Arruda, sobe e vira para S. João dos Montes e aí está ele em território desconhecido. Exame rápido ao local onde coexistem igreja, cemitério e junta de freguesia, relance ao bairro de vivendas ali pegado e toca por ali acima, em estradão perfeito para um solitário. Primeira paragem num sítio de amoras silvestres, mais acima, junto a uma casa mais desenhada e enquadrada de ciprestes, uma chinchadazita de peras (duas para a minha mulher, gosta muito) e sobe e sobe até que, decide lá, ou é alcatrão ou é estradão... Estradão, claro! Mais acima o Monti entra num singletrack pouco usado e segue-o com cautelosa curiosidade. Erva seca por todo o lado e o singletrack a pedir que o pisassem! Montado na Ghost o Monti foi andando até uma casa em ruínas e aí teve de desmontar. Mas o track continuava, correndo agora entre duas sebes e cada vez mais fechado por silvas e ervas. Apeado, bicicleta à mão, começa a movimentar-se no matagal e ouve de seguida uma algazarra de cães, invisíveis, a ladrar bem perto, atentos ao mínimo barulho. Voltar atrás parecia impraticável... as pernas estavam já suficientemente riscadas por cardos e silvas. Mas naquele track, quase túnel de matagal, se os cães aparecessem a ladrar-lhe às pernas, com a bicicleta à mão, o Monti entraria num momento crítico da sua carreira de aventura. Bem, volta atrás! Pequena paragem para uma chinchada de figos na figueira do arruinado casebre e trepa com Ghost à mão até ao topo. Bela vista e casas lá em baixo, um campo com erva seca a meia altura, certinha, vou mesmo descer em puro todo-o-terreno, ouvindo o segredar zangado da erva pisada pelas rodas atrevidas. Olha, há ali carros há saída! Fechada! O campo dava numa rua, alcatroada e tudo, mas olhava-a de cima, não se via como sair, ainda para mais com vedação a toda a volta... O portão continuava fechado e passar-lhe por cima só com grua! Lixado! Ah, finalmente, uma zona do muro sem vedação... mas é alto o sacana! Amigos, foi mesmo por ali: primeiro a Ghost montada no muro, em seguida o Monti salta para a rua e depois, com jeitinho, desce a biclazinha com todo o carinho. Monta que já tarda! Um sénior indígena, admirado da visão inesperada, mandou a piada "olha que os outros já passaram!..." e eu sorri para ele pensando "um dia hão-de passar!". Estava em A-dos-Loucos, claro!





Bem, tenho mais que fazer e vou abreviar. Dos Loucos fui para os Bispos, onde fiz as fotos que vocês topam. Depois desci ao Bom Retiro, apanhei a EN10 junto aos marinheiros e cá está ele, regressadinho a Alverca pelas onze, com 29 km à média de 15.










Agora digam vocês seus malucos! MontiNando, então?!

6 comentários:

  1. Eh pá! a data está erradaaaaa!!!!

    O cronista enganou-se e pôs 8 quando é 6!!!

    Tanto paleio, armado em Monticroniqueiro, e espalha-se numa simples data! E nem sequer sabe corrigir! Que criiiiseeee!

    Desculpem lá isso ao gajinho, sim?

    Abraikes do MontiVictor.

    ResponderEliminar
  2. Grande aventura,
    eu diria que foi uma volta de multi-chinchadas.
    Ou também "Se os cães se soltam estou feito".
    O Nando se calhar foi novamente de férias.
    Hoje pelas 07:45 levantei-me para o meu primeiro MontiPasseio de Vacances, mas o S.Pedro mandou-me às urtigas com uma valente carga de água. Só que em vez de ir às urtigas fui para a cama. Pelas 16:ooh já com um Sol radioso fui com a ScottBike às pinhas e caruma para o barbecue.
    Amanhã espero fazer então a primeira incursão pelos campos destes arredores, vamos ver se terei a colaboração do S.Pedrinho.
    Abraikes

    ResponderEliminar
  3. Amigo MontiVictor actualizei a data do Post.
    Abraikes

    ResponderEliminar
  4. Aventuras destas, só do nosso sénior...
    Ganda noia...
    O meu amigo, com a pressa de escrever uma narrativa de tal tamanho, escreveu "dois em férias"... mas não narrou que recebeu um amável telefonema de solidariedade para com o seu passeio cá do "je", que esse sim é que andava a treinar pelos montes, nos trilhos já pedalados pelo MontiNando...
    E como se verifica num destes comentários, o outro que também está de "vacaciones" só não treinou porque o São Pedro lhe pregou uma partida...
    Não desanime, que para a semana os Montis vão-lhe fazer a devida companhia...

    Abraikes a todos os MontiBikers

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, obrigado, MontiCadilha e MontiEmídio!
    Porquê? Ao primeiro pela correcção da data e ao segundo porque foi, é verdade, o único que revelou fidelidade, concreta, ao Montipasseio de sábado. E que bem me soube ouvir a voz dele, embora nem sempre entendesse o que dizia. Se calhar estava a falar algarvio... ou então era dos carros que passavam na EN10. Quando falámos já o Emídio tinha papado trinta e tal km... e tinha-se levantado tarde!
    Vá, pessoal, não podemos ceder sempre ao S. Pedro! Só no Norte, onde o pessoal é muito religioso! Aí tolera-se mas sem exagero, está bem?

    Abraikes.
    Victor

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos espero que não estejam chateados comigo devido a não comunicar durante a semana, mas foi uma semana de trabalho bastante cansativa. Estive dois dias seguidos a trabalhar nas minas de Neves Corvo a sair à 1hora da manhã do fundo da mina visto que tinham parado a secção onde estava a trabalhar e tinha de estar pronto para o arranque no Sábado. Também ocorreu um lapso da minha parte em relação ao telemóvel, que na sexta ficou sem bateria e só dei conta no Sábado quando acabei de arranjar o que era preciso no carro da minha irmã para levá-lo à inspecção, eram três da tarde. Hoje aproveitei para ir a Cascais ver os barcos da AMERICA'S CUP na Baía de Cascais e comer o tão delicioso gelado do SANTINI'S. No próximo fim de semana em princípio não estarei cá porque vou passar fora mais a minha mulher. Bom sendo assim ainda estou de férias, tenho tyambém de fazer a revisão à bike que ainda não foi feita e estou à espera do meu mecânico venha de férias. Estejam descansados que eu vou dando notícias OK.
    MontiVictor a sua crónica exemplifica o que um verdadeiro Montibiker deve fazer mesmo sem ter companhia, rumar a novos caminhos sem medos hehehehe.
    Abraikes a todos

    ResponderEliminar