Clica na imagem para visualizar em pormenor
O café Mousel
O Srº Belarmino com a sua barriguinha
O ponto de partida deste traçado é Alverca, sempre o café Mousel, ida pelas salinas até Póvoa, passagem por Vialonga, subida até à Mata do Paraíso, contornar a mata e subir até ao marco geodésico do Zambujal.
Marco Geodésico do Zambujal
O Montibiker Victor
Admirar a linda vista deste ponto para depois subir até ao Monte dos Bichos, passar pelo gerador eólico nº6, e iniciar a primeira grande descida até ao Zambujal.
Os moinhos eólicos
Esta descida é longa com terreno sinuoso, alguns pontos estreito, na parte final existe muita pedra solta. no final desta descida recomenda-se uma paragem para descanso. Iremos ter mais uma subida novamente até ao marco geodésico do Zambujal passando pelas torres da EDP. Preparem-se para uma descida até à Mata do Paraíso, é uma descida muito bonita em que dentro da Mata teremos passagens estreitas e sinuosas com muita vegetação, nalguns pontos parece um labirinto, passagem por um ribeiro, terminando a descida numa clareira onde passa um ribeiro. É um lugar muito bonito, excelente para desfrutar a natureza, muita vegetação e uma água muito limpa.
Digam lá que não é bonito
Recuperar energias com uma boa alimentação pois a seguir espera-nos a grande subida até ao monte de Serves.
Subimos dentro da Mata até à estrada de alcatrão, tomamos a direcção de Santa Eulália e Santa Cruz seguindo para esta última povoação. À saída de Santa Cruz subimos por um trilho à direita que nos leva a uns moinhos eólicos.
Lá estão os moinhos
Junto ao primeiro moinho avistamos o monte de Serves com o seu marco geodésico e uma torre de comunicações. Podemos ver também vários moinhos eólicos que estão ligados por uma estrada de macdame, que iremos percorrer até perto de Serves.
Lindo!!!!
Junto a Serves o trilho é estreito e com alguma terra solta. No alto de Serves a vista é deslumbrante, temos uma vista de 360º. Aqui por norma fazemos um descanso mais prolongado.
Que vista!!!
A descida será pela direita em direcção ao Cabeço da Rosa e depois Alverca. Esta descida deve ser feita com muito cuidado pois em alguns troços iremos encontrar pedras soltas e por vezes grandes.
Isto é um exemplo
Uma passagem por uma pequena mata de eucaliptos, mais um pequeno vale e depois o Cabeço da Rosa, estrada de alcatrão. Descida até Alverca, ver a parte final deste traçado no "post" do dia 20 de Junho o novo trilho. a seguir deixo-vos o mapa deste passeio. Façam-no e divirtam-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário